Robotic Process Automation ou RPA é uma tecnologia de ponta que permite que qualquer pessoa, através da configuração de um software, crie robôs virtuais que podem automatizar tarefas empresariais manuais e repetitivas.
Esta tecnologia vem sendo cada vez mais usada por grandes empresas para automatizar processos que antes levavam horas de trabalho duro, e que agora estão sendo realizadas por uma força de trabalho virtual, que funciona 24 horas por dia, sem descanso e sem erros.
Algumas das principais empresas usando esta tecnologia são: IBM, Accenture, AT&T, Deloitte, Hewlett Packard, entre outras…
Veja abaixo a tendência de busca para o termo “Robotic Process Automation” em 2019 nos Estados Unidos:
Como visto acima, o termo “Robotic Process Automation” tem estado em alta nos Estados Unidos recentemente… Porém, ainda não é muito conhecido aqui no Brasil…. Mas porque isso acontece?
Bom, como estamos cansados de saber, todas as grandes tendências e tecnologias costumam começar a se consolidar no exterior para depois vir para o nosso país, com um pouquinho de atraso é claro. Com o RPA não está sendo diferente.
As grandes empresas multinacionais já estão utilizando essas tecnologias a seu favor em território nacional, e com certeza, não faltará muito para as pequenas e médias empresas também perceberem os grandes benefícios que estas tecnologias podem proporcionar e começarem a implementá-las também (já vem acontecendo), porque senão, ficarão para trás.
Tudo bem, mas eu preciso ser um programador para utilizar esta tecnologia, certo?
Não!! Pode ser que saber programar o ajude em um estágio mais avançado, porém, apesar de parecer ser uma tecnologia de difícil compreensão, a utilização das ferramentas de RPA podem ser mais simples do que se parece, e diferentemente do que se pensa, você não precisar ser um mago do código para poder utilizá-la. Muito pelo contrário, na realidade, para utilizar as principais ferramentas de RPA no mercado muitas vezes você não precisa saber nem sequer uma linha de código.
Isso se dá pelas fáceis interfaces dessas aplicações, que depois de dominadas, fazem a automatização de processos se tornar literalmente arrastar bloquinhos em um fluxo de processo…